Próxima Reunião

Quinta 19 de Outubro 2017
19h:00min

Destaques

Na noite desta segunda-feira, 29 de maio, a Plenária da Câmara Municipal de Brumadinho promoveu a segunda Audiência Pública do biênio 2017-2018 para discussão do Projeto nº 39/2017, de autoria do Poder Executivo. O projeto prevê a edificação de uma Comunidade Terapêutica denominada Instituto Casa de Davi, no Bairro Salgado Filho. A Audiência foi requerida pela Mesa Diretora do Legislativo e contou com a presença maciça de moradores do bairro, autoridades e sociedade civil. O encontro separava de um lado os moradores, que são contra a implantação da Instituição Terapêutica no bairro, e do outro lado os responsáveis pela Casa de Davi e o representante do Poder Executivo.

Na Mesa dos Trabalhos estavam a Presidente da Câmara Municipal, Alessandra do Brumado (PPS) e o Secretário Municipal de Ação Social, Valcir Carlos Martins, representando o Poder Executivo Municipal. Falaram também o Presidente do Instituto Casa de Davi, Moisés Henrique dos Anjos e o Diretor do Instituto, Senhor Ângelo Pedrosa Corrêa e a Presidente da Associação dos Moradores do Bairro Salgado Filho, Senhora Júnia Braga. Após as explanações da Plenária, do Vice-Presidente da Câmara, Professor Hideraldo Santana (PSC), Vereadores Professor Caio (PTB) e Max Barrão (PP), houve a votação exclusiva para os moradores do Bairro. O resultado foi surpreendente: 71 votos contra e 0 a favor da implantação da Casa de Davi.

Para a Presidente da Câmara, Alessandra do Brumado, a Audiência buscou ouvir ambos os lados para subsidiar a análise do Projeto de Lei 39/2017. “Os moradores do Bairro Salgado Filho deram um exemplo de cidadania ao reivindicar seus interesses. Temos que reconhecer a importância social de uma comunidade terapêutica em nosso Município, porém esta deverá ser instalada em um local mais apropriado e que atenda aos interesses não só da instituição, mas também do povo de Brumadinho ” disse a Presidente.

Ao final da Audiência, os Vereadores Flávio Miranda (PTC), Ivam Egg (PR), e Vanilson Geada (PR) agradeceram aos moradores do Bairro Salgado Filho pela participação e exemplo de cidadania. Os vereadores Juca Dornas (PV) e José Raimundo (PTC) também participaram da reunião.

Na data de hoje foi encaminhado ao Prefeito Nenem da Asa o Ofício nº 102/2017, solicitando a retirada do Projeto de Lei de tramitação. A decisão fica, agora, a cargo do Chefe do Poder Executivo.