Próxima Reunião

Quinta 19 de Outubro 2017
19h:00min

Destaques

A Escola do Legislativo “Beatriz de Fátima Assis Pampuline” promoveu, na tarde dessa quarta-feira, dia 30 de agosto, o Curso “Primeiros Socorros Básicos”, ministrado pelos enfermeiros Jairo Oliveira Correia e Lízia das Chagas Ferreira, ambos Coordenadores da Atenção Primária na Secretaria Municipal de Saúde de Brumadinho.

Participaram do curso os Vereadores Flávio Miranda Carvalho (PTC) e Vanilson dos Santos Porfírio (Geada – PR), além de 45 inscritos, entre eles diversos servidores públicos municipais e jovens estudantes de Brumadinho.

Iniciando o curso, os instrutores falaram sobre a importância do atendimento imediato e provisório prestado a uma vítima em situação de acidente e/ou condições clínicas que necessitam de auxílio. Segundo Lízia e Jairo, é importante que o socorrista seja rápido, mas não precipitado, usando de bom senso e tranquilidade para evitar, assim, situações de pânico. É essencial que o socorrista não manuseie ou remova o acidentando para evitar o agravamento dos danos já existentes. Os telefones para emergência médica em Brumadinho são: 192 ou 3571-3060.

Para o Coordenador da Escola do Legislativo, Servidor Renato Batista, o curso, embora básico, forneceu uma boa orientação para auxílio rápido em casos de emergência: “os enfermeiros Jairo e Lízia orientaram de forma prática e dinâmica quanto aos primeiros socorros. Todos os inscritos participaram das demonstrações, o que é muito importante, tendo em vista que, se necessário, os alunos terão maior tranquilidade para realização dos mesmos”.

A Câmara Municipal agradece a Secretaria Municipal de Saúde pela disponibilização dos dois enfermeiros que ministraram o curso e à Faculdade Asa pelo empréstimo dos bonecos de manobra e material APH, essenciais para as demonstrações realizadas.