Câmara determina Luto Oficial pelo falecimento do Ex-Prefeito, Ex-Vereador e Ex-Presidente do Legislativo, Senhor Mardocheu Parreiras

• Fonte: Assessoria de Comunicação - CMB
  • Publicado em: 14/05/2018
  • Assunto: Atividades da Presidência

A Câmara de Brumadinho declarou luto oficial de três dias em virtude do falecimento do Ex-Prefeito, Ex-Vereador e Ex-Presidente da Câmara, Senhor Mardocheu de Souza Parreiras, ocorrido no último dia 12 de maio de 2018.

Mardocheu Parreiras nasceu na zona rural do Município de Bonfim, lugar denominado Campinho. Quando estava com 4 anos de idade, sua família mudou-se para Águas Claras, Município de Brumadinho. Seguiu a vida de lavrador até os seus 17 anos, quando se mudou para Belo Horizonte. Estudava no CADES, curso de aperfeiçoamento para professores de ensino secundário, onde conseguiu seu registro em latim e francês junto ao MEC. Nos fins 1959, criou-se a Fundação Cultural de Brumadinho mantenedora do Ginásio São Sebastião. Na época o Ginásio precisava de professores registrados no MEC, foi quando veio para Brumadinho para lecionar latim e francês, além de exercer a função de secretário. Mardocheu foi um dos fundadores do Ginásio São Sebastião que posteriormente motivou a criação da primeira escola estadual de Brumadinho e também o realizador do concurso que criou a Bandeira do Município.

Senhor Mardocheu foi eleito vereador em Brumadinho nos mandatos de 1963 a 1966 e 1967 a 1970; Presidente da Casa Legislativa no ano de 1963 e Prefeito do Município nos anos de 1971 a 1972. Na época construíram a estrada que liga Brumadinho a Alberto Flores. Terminaram o prédio da Escola Estadual Paulina Aluotto Ferreira e conseguiram verba federal para colocar laje no grupo Padre Machado. Em entrevista ao Jornal Em Foco, Mardocheu lembra dos dois mandatos em que foi vereador e logo após prefeito, época na qual Brumadinho dispunha de poucos recursos financeiro-orçamentários e recebia apenas verbas dos governos estadual e federal duas vezes ao ano.

A Câmara declarou Luto Oficial nos dias 14, 15 e 16 de maio de 2018 e suas bandeiras estão posicionadas em meio mastro. Para a Presidente da Casa, Vereadora Alessandra de Oliveira (PPS), o luto foi decretado em virtude da importante figura que Mardocheu representava para o cenário político-cultural de nosso Município, sendo grande ativista político durante toda sua vida, ajudando a escrever a história de nossa cidade, tendo inclusive recebido o Título de Cidadão Honorário de Brumadinho: “esta é uma singela manifestação de respeito à memória deste cidadão tão ilustre e que tanto realizou em prol de nosso Município”.

Ressaltamos que todos os trabalhos da Câmara Municipal, bem como suas dependências de atendimento ao cidadão, atenderão normalmente neste período.