Secretaria de Meio Ambiente realizou 1ª Reunião Pública na Câmara de Brumadinho

• Fonte: Assessoria de Comunicação - CMB
  • Publicado em: 27/06/2018
  • Assunto: Meio Ambiente

Na noite desta terça-feira, 26 de junho, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Senhor Daniel Hilário de Freitas, juntamente com os servidores da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Senhores Javer Ribeiro de Sales (Coordenador do Departamento de Licenciamento Ambiental), Marciano Reis Mariano (Supervisor de Fiscalização), Beatriz Vignolo (Assessora Jurídica), Milton Júnior (Representante do Aterro Sanitário) e Alexandra Gonçalves (Departamento de Educação Ambiental), realizaram a 1ª Reunião Pública com população brumadinhense. Participaram também da reunião os Vereadores Alessandra do Brumado (PPS), Flávio Miranda (PTC), Ivam Egg (PR), Max Barrão (PP), Renata Parreiras (PPS), Professor Caio (PTB), Professor Hideraldo (PSC) e Valcir Rambinho (PTC).

O Secretário Daniel Hilário fez a abertura da reunião e, em seguida, o Servidor Javer de Sales falou sobre o processo de licenciamento ambiental, os tipos de licenças ambientais e sobre o novo Portal da Prefeitura de Brumadinho que dispõe de diversas informações e formulários sobre o licenciamento ambiental: www.brumadinho.mg.gov.br, Link Gestão > Secretaria Municipal de Meio Ambiente > Licenciamento Ambiental / Fiscalização Ambiental / Educação Ambiental. Continuando o Senhor Marciano Reis falou sobre a fiscalização ambiental realizada pela Sema, bem como a importância das denúncias por parte da população para uma maior fiscalização. A Assessora Jurídica, Senhora Beatriz Vignolo, falou sobre a criação do Departamento Jurídico da Sema em 2017 e sobre a estrutura de atuação da Secretaria que compreende: processos de licenciamento, fiscalização, educação ambiental, posturas, aterro sanitário, ferramentaria (poda), administrativo e assessoria jurídica. Já o Servidor Milton Júnior falou sobre o Aterro Sanitário de Brumadinho, o controle ambiental realizado no local e da importância da coleta seletiva para prolongar a vida útil do aterro. Por fim, a Servidora Alexandra Gonçalves falou sobre o Departamento de Educação Ambiental da Sema que desenvolve eventos, blitz educativas, sensibilizações, palestras e dinâmicas, reuniões de parceria, apoio à coleta seletiva e cursos de capacitação.

A reunião foi realizada em cumprimento ao disposto na Lei Municipal nº 2018/2013 que determina que os Secretários Municipais e Procurador Geral de Brumadinho realizarão reuniões mensais na Câmara para prestação de informações à população sobre a atuação e projetos de suas respectivas pastas. Durante os encontros, também conforme determinação legal, será aberto espaço para ouvir a população, bem como respostas a pedidos de esclarecimentos, perguntas, críticas e/ou sugestões.

A próxima Reunião Pública será realizada no dia 10 de julho, às 19h30, no Plenário da Câmara de Brumadinho, com a Secretaria Municipal de Saúde. A divulgação e realização das reuniões ficará a cargo do Poder Executivo.

Cidadão, você poderá conferir o vídeo com a 1ª Reunião Pública realizada com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pela TV Câmara em nosso site (www.cmbrumadinho.mg.gov.br) e facebook.com/camaradebrumadinho.