CAPS de Brumadinho lança 1ª Campanha do Livro

• Fonte: Ascom CMB
  • Publicado em: 24/07/2018
  • Assunto: Atividades da Câmara

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) de Brumadinho está realizando uma campanha para revitalizar sua biblioteca. Neste sentido, o CAPS está recebendo doações de livros, novos ou usados, de qualquer categoria literária para compor seu acervo.

A iniciativa partiu dos próprios pacientes, que acreditam na leitura como meio para viabilizar sua inserção social, aguçar novos conhecimentos e aprimorar sua forma de expressão por meio da escrita.

Além disso, conforme a colocação dos usuários do serviço, a leitura possibilita a inserção do indivíduo nas estórias. Função muito importante para sujeitos que, devido ao estereótipo e preconceito que envolve a questão da loucura, viveram reclusos em hospitais psiquiátricos e à margem da sociedade por muitos anos.

Hoje, os Serviços de Saúde Mental e seus usuários buscam propagar o conceito de que a diferença cabe em todos os espaços, devendo ser respeitada e não aprisionada. Nada melhor que livros para dar asas e liberdade aos pensamentos, meio de expressão da imaginação e das ideias que nem sempre possuem compromisso com a realidade, mas que por meio das palavras se transformam em beleza e poesia.

Considerando que a política do CAPS, pautada na Reforma Psiquiátrica, considera que só se promove Saúde Mental com a articulação e a participação de uma rede e dispositivos sociais. Neste sentido, o serviço conta com grandes parceiros para receber as doações dos livros: O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SERAC) da Câmara de Vereadores de Brumadinho, a Policlínica, a Faculdade ASA e o Supermercado Super Luna.

É possível também entregar os livros no próprio CAPS, no endereço Rua Carlos Nogueira, 241, Bairro São Conrado, em Brumadinho.

Aproveite e conheça o serviço que está de portas abertas para recebê-lo!