Câmara une esforços para atendimento às vítimas do rompimento da barragem de Córrego do Feijão

• Fonte: Ascom CMB
  • Publicado em: 29/01/2019
  • Assunto: Rompimento da Barragem

O Presidente da Câmara Municipal de Brumadinho, Vereador Antônio Sérgio dos Santos Vieira (PV), convocou uma reunião de emergência para tratar da organização das informações sobre o  recebimento de doações e apoio logístico para as vítimas do rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, de propriedade da Vale, em Brumadinho. Participaram da reunião o Presidente da OAB de Brumadinho, Ronan Gomes Nogueira, o Pároco do município, Padre Renê e o Secretário de Esporte, Vanilson Porfírio.

O Presidente colocou a estrutura da Câmara Municipal de Brumadinho, assim como os veículos e motoristas, à disposição para atender os atingidos pelo desastre da Vale. Dr. Ronan comentou sobre as reclamações de que advogados e pessoas que se passavam por advogados estavam abordando os atingidos de forma desumana e oferecendo serviços jurídicos questionáveis. Ronan ressaltou que a OAB confeccionará uma cartilha informativa para orientar a população a respeito das questões jurídicas pertinentes e que a ordem iniciará, a partir do dia 30 de janeiro, atendimento voluntário à população, na Câmara de Brumadinho, para orientações jurídicas. Por sua vez, o Secretário de Esportes informou que o ponto de apoio da Quadra de Esportes prioriza o atendimento de pessoas desabrigadas e que está agindo de forma pontual junto aos mais necessitados para a liberação de doações, uma vez que será realizada prestação de contas dessas doações junto ao Ministério Público.

Antônio ressaltou também que está realizando tratativas para firmar convênio com o INSS para o atendimento aos atingidos.

Ficou definido que, após informações dos representantes de cada ponto de apoio, a Câmara emitirá diariamente listas dos materiais, alimentos e suprimentos faltantes. Para desburocratizar a liberação de cestas básicas para as famílias atingidas, será realizado a entrega a partir da identificação do solicitante, por meio da apresentação de CPF e a informação de qual localidade receberá os suprimentos.

A Câmara também oferecerá, a partir do dia 30 de janeiro, transporte para os familiares das pessoas que precisam se deslocar para outras cidades em busca das vítimas, bem como para a regularização de documentos. Basta que os interessados entrem em contato pelo telefone (31) 3571-1463 para realizar o agendamento.

De acordo com o Presidente da Câmara, essas ações imediatas tem o objetivo de amparar os atingidos pelo desastre e seus familiares, assim como prestar informações confiáveis a respeito dos itens faltantes melhorando a organização da liberação de doações. “Precisamos unir esforços para promover um atendimento organizado e eficiente para as centenas de pessoas atingidas. O Poder Legislativo tem condições de contribuir e todos nós estamos empenhados para ajudar as famílias que tanto tem sofrido com a perda de parentes e amigos. Estamos solidários e à disposição da população de Brumadinho para auxiliar no que for possível para abrandar um pouco esse sofrimento”, comentou Antônio Sérgio.