Câmara de Brumadinho recebe Comissão Externa da Câmara dos Deputados

• Fonte: Ascom CMB
  • Publicado em: 08/02/2019
  • Assunto: Atividades da Câmara

A Câmara Municipal de Brumadinho recebeu na manhã de hoje (08/02), a Comissão Externa da Câmara dos Deputados, constituída para fazer o acompanhamento e fiscalizar as barragens existentes no Brasil, em especial acompanhar as investigações relacionadas ao rompimento em Brumadinho.

A reunião contou com as presenças de diversas autoridades municipais, estaduais e federais. O Presidente da Comissão, Deputado José Silva, coordenou os trabalhos e ressaltou a importância de criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Deputados para apurar responsabilidades da Vale e também para avaliar a condição das barragens de rejeito em todo o território nacional.

José Silva comentou ainda que a prioridade da Câmara dos Deputados deve ser trabalhar uma nova legislação para o setor minerário, que não seja leniente e que garanta o equilíbrio ambiental e a segurança das populações no entorno desses empreendimentos.

Vários produtores rurais de Brumadinho fizeram uso da palavra ressaltando os prejuízos que a tragédia da Vale causou e o medo de que não consigam cumprir com seus compromissos, principalmente empréstimos e investimentos feitos com instituições financeiras. “Queremos que a Vale assuma as dívidas dos produtores rurais que agora não tem como produzir e não terão como pagar suas dívidas”, inquiriu uma produtora moradora de Parque da Cachoeira.

Os presentes ainda solicitaram que a CPI a ser formada na Câmara dos Deputados não tenha em sua composição Deputados que tenham recebido financiamento de campanha de empresas mineradoras. Muitos dos presentes questionaram a falta de representantes da mineradora Vale.

Outro ponto levantado pelos presentes foi a falta de acessos do interior para a sede. A principal via que liga a zona rural de Brumadinho à Sede está obstruída pela lama e muitos moradores do interior estão prejudicados.

Foi anunciado que todos os Deputados Federais da Bancada de Minas Gerais destinarão emendas parlamentares para Brumadinho.

O Presidente da Câmara, Vereador Antônio Sérgio dos Santos Vieira (PV) comentou a importância da abertura de uma CPI por parte da Câmara dos Deputados. “É fundamental o apoio dos Deputados Federais na abertura e desenvolvimento dessa CPI, assim como unir esforços para que a empresa assuma todas as responsabilidades por essa tragédia, tanto entre os atingidos quanto para os municípios que sofreram prejuízos, como é o caso de Brumadinho. Certamente essa Comissão Especial desenvolverá um bom trabalho e trará resultados positivos para todos nós”, comentou o Presidente.