Câmara de Brumadinho sedia encontro dos Conselhos de Psicologia

• Fonte: ascom cmb
  • Publicado em: 19/02/2019
  • Assunto: Tragédia

A Câmara Municipal de Brumadinho recebeu no domingo (17/02) representantes dos conselhos Federal e Regional de Psicologia e diversos profissionais da área, para debater como a psicologia pode contribuir para ajudar as centenas de pessoas atingidas pela tragédia da Vale no Município.

O encontro teve por tema “Emergências e Desastres: como a Psicologia pode contribuir”, e teve como objetivo alinhar as atuações dos diversos atores que operam em Brumadinho e capacitar esses profissionais para que as ações sejam comuns a todos e coordenadas, produzindo os melhores resultados possíveis.

Foram também apresentados os fluxos de demandas da área da saúde em Brumadinho, assim como as demandas percebidas pelos profissionais que atuam in loco. Ressaltou-se a necessidade de fazer registros dos atendimentos realizados e foi apresentado um formulário do SUS para essa finalidade.

Houve ainda palestras com o Psicólogo Joari Aparecido Soares de Carvalho e com a Psicóloga da ONG Médicos Sem Fronteiras, Débora Noal. Ambos ressaltaram que, de agora em diante, a necessidade de acompanhamento psicológico para os atingidos pela tragédia vai ser cada dia mais necessário. O tratamento psicológico será uma necessidade constante, pois o momento agora é de internalizar as perdas e viver o sofrimento do luto. Portanto, as iniciativas de tratamento e acompanhamento psicológico em Brumadinho devem ser planejadas com muito cuidado para alcançar os melhores resultados entre a população.

Foi ressaltado a necessidade de que os psicólogos que atuam no tratamento e acompanhamento das pessoas atingidas pela tragédia estejam alinhados na abordagem com os pacientes. É importante que haja muito cuidado para não gerar desconforto com os atingidos, principalmente nas visitas que são realizadas, respeitando o luto dessas pessoas.

A Vereadora Alessandra Oliveira participou do encontro e representou, na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Brumadinho, Vereador Antônio Sérgio dos Santos Vieira.

A Vereadora, que também é psicóloga, discorreu sobre a importância de se desenvolver ações abrangentes e eficientes de saúde mental no município nesse momento de extrema vulnerabilidade da população e reafirmou que a Câmara está de portas abertas para auxiliar essas iniciativas no que for possível.