Vereadores de Petrolina-PE visitam a Câmara de Brumadinho

• Fonte: Assessoria de Comunicação - CMB
  • Publicado em: 19/03/2019
  • Assunto: Rompimento da Barragem

Uma Comissão Parlamentar do Município de Petrolina-PE, formada pelos Vereadores Ronaldo Souza (PTB) e Cristina Costa (PT), esteve na Câmara Municipal de Brumadinho no dia 19 de março.

O objetivo da comissão é averiguar in loco a dimensão da tragédia e o impacto ambiental causado pelo mar de lama após o rompimento de barragens da Mina de Córrego do Feijão, de propriedade da Vale em Brumadinho. A missão dos vereadores, portanto, foi obter o maior número de informações possíveis para apresentar um relatório esclarecendo os reais riscos de poluição do rio São Francisco, que é a principal fonte de água doce da região de Petrolina-PE.

Os parlamentares também questionaram quais medidas estão sendo tomadas para a contenção dos rejeitos que descem o Rio Paraopeba e também para promover a devida limpeza do curso d’água.

Os Vereadores foram recebidos pelo Presidente da Câmara de Brumadinho, Vereador Antônio Sérgio (PV), pelo Secretário da Mesa, Vereador Professor Caio Braga (PTB) e pelos Vereadores Professor Hideraldo Santana (PSC) e Valcir Martins (PTC). Participaram ainda da reunião o Secretário Municipal de Meio Ambiente - SEMA, Daniel Hilário, o Assessor Jurídico da SEMA, Dr. Marciano Reis Mariano e o Geólogo da SEMA, Félix Rossi de Oliveira.

A comissão de Petrolina ainda aproveitou a visita para conhecer os espaços do Poder Legislativo de Brumadinho e os serviços disponibilizados ao cidadão como o Serac e o Procon Câmara.

Para o Presidente da Câmara, a vinda dos Vereadores demonstra a preocupação e o cuidado dos Edis com o bem-estar da população de sua cidade. “É muito bom perceber que os Vereadores de municípios de outros estados também estão preocupados com a sobrevivência do Rio Paraopeba e solidários com a tragédia que vivemos em Brumadinho. O desastre da Vale promoveu impactos ambientais que atingem não apenas os municípios da bacia do Rio Paraopeba, mas que poderão influenciar negativamente também em toda a bacia do Rio São Francisco. Esperamos que a visita deles tenha sido proveitosa para dirimir todas as dúvidas que os trouxeram a Brumadinho”, comentou o Vereador Antônio.