Câmara fiscaliza doações recebidas pela Prefeitura de Brumadinho

• Fonte: Assessoria de Comunicação - CMB
  • Publicado em: 04/04/2019
  • Assunto: Atividades da Câmara

A Câmara de Brumadinho, representada por seu Presidente, Vereador Antônio Sérgio Vieira (PV), enviou, nesta segunda-feira, dia 01 de abril, ofício ao Chefe do Poder Executivo, Prefeito Avimar Barcelos (PV), solicitando dados sobre o saldo atual, com os respectivos extratos, das contas bancárias que foram abertas para recebimento de doações pelo Município de Brumadinho. Tais contas foram abertas após o rompimento da Barragem Feijão, de propriedade da Mineradora Vale, no dia 25 de janeiro deste ano. O Presidente da Casa Legislativa solicitou ainda informações sobre o critério adotado pelo Executivo para aplicação das doações recebidas.

Em resposta ao ofício, a Ouvidoria Geral do Município encaminhou a documentação revelou quantitativos de R$ 4.107.304,44 (quatro milhões, cento e sete mil, trezentos e quatro reais e quarenta e quatro centavos) de doações recebidas na conta aberta no Banco do Brasil (“SOS Brumadinho”); e o montante de R$ 400.676,32 (quatrocentos mil, seiscentos e setenta e seis reais e trinta e dois centavos) recebidos em doações nas contas da Caixa Econômica Federal (“Juntos Brumadinho Família” e “Juntos por Brumadinho”). Tais valores foram recebidos até hoje, dia 03 de abril de 2019, e as contas continuam abertas para doações. A Ouvidora da Prefeitura de Brumadinho esclareceu que as movimentações nestas contas bancárias “só serão possíveis após a criação de uma Comissão em conjunto com o Executivo, Ministério Público Estadual e Legislativo para a deliberação sobre a forma de utilização dos recursos e prestação de contas”, afirmou a Ouvidora-Geral, Senhora Danúbia Rosário.

Assim, o Presidente da Câmara propôs a realização de Audiências Públicas nas comunidades atingidas (Córrego do Feijão, Parque da Cachoeira e Pires) com o intuito de discutir com a população diretamente afetada a melhor destinação dos recursos das doações recebidas pelo Município de Brumadinho. O assunto estará na pauta da próxima Reunião Ordinária do Legislativo que será realizada no dia 11 de abril (quinta-feira), a partir das 18 horas, no Plenário da Câmara, quando os demais vereadores decidirão sobre a realização de tais audiências. As decisões tomadas serão amplamente divulgadas em nosso site e redes sociais oficiais. Cidadão, fique atento aos nossos canais de comunicação: site: www.cmbrumadinho.mg.gov.br; facebook.com/camaradebrumadinho; instagram @camaradebrumadinho e Whatsapp (31) 99915-7048.