Defensoria Pública inaugura, em Brumadinho, o Núcleo Estratégico de Proteção ao Vulneráveis em Situação de Crise

• Fonte: Assessoria de Comunicação - CMB
  • Publicado em: 01/04/2019
  • Assunto: Rompimento da Barragem

A Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais inaugurou, na manhã de 01 de abril de 2019, a sede do Núcleo Estratégico de Proteção ao Vulneráveis em Situação de Crise – Unidade Brumadinho. O atendimento à população já está sendo feito na Rua Oligisto, nº 197, Centro (próximo ao Fórum), de segunda a sexta-feira, nos horários de 10h às 12h / 13h às 17 horas. O Núcleo Estratégico foi criado para atendimento às vítimas, diretas e indiretas, do rompimento da Barragem da Vale em Brumadinho, ocorrido no último dia 25 de janeiro.

Estiveram presentes na inauguração o Defensor-Geral do Estado de Minas Gerais, Doutor Gério Patrocínio Soares; a Subdefensora Pública do Estado de Minas Gerais, Doutora Luciana Leal Lara; a Defensora Pública e Coordenadora Administrativa do Núcleo em Brumadinho, Doutora Paula de Deus Mendes do Vale; o Major José Sérgio Felício; a Juíza de Direito, Doutora Perla Taliba de Brito; a Promotora de Justiça Ana Tereza Ribeiro Salles Giacomini; o Presidente da Câmara de Brumadinho, Vereador Antônio Sérgio S. Vieira (PV); e os Vereadores Alessandra Oliveira (PPS); Professor Hideraldo Santana (PSC) e Max Barrão (PP).

Inicialmente a Defensora Pública Paula de Deus falou sobre a importância da sede do Núcleo Estratégico em Brumadinho: “Nós, defensores públicos, não poderíamos ficar ausentes nesse momento de tragédia. É hora de pensar e agir para efetivação de direitos e garantia de superação de uma população abalada, que chora a perda de pessoas queridas, de seus lares e de sua paz. Atuaremos a fim de trilhar caminhos efetivos para a reposição mais célere dos direitos violados. Brumadinho poderá agora contar com a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, uma importante ferramenta para que o cidadão, atingido pelo rompimento da barragem, possa se sentir acolhido e buscar caminhos para superação de sua perda e sua dor.”

O Defensor-Geral do Estado de Minas Gerais, Doutor Gério Patrocínio, falou sobre o momento de inauguração do0 Núcleo que “infelizmente, não é de festa”. Afirmou ainda que a Defensoria Pública “veio para ficar em Brumadinho” e que seu “objetivo é discutir a tragédia, garantir o acesso à informação e ao direito e buscar a justa reparação dos atingidos.”

O Presidente da Câmara, Vereador Antônio Sérgio Vieira, falou sobre a parceria firmada entre a Casa Legislativa e a Defensoria Pública: “Estamos unidos para atender, da melhor forma possível, aos familiares das vítimas e às comunidades que precisarão de nossa compreensão, nossos esclarecimentos e de informações verdadeiras.”

Morador de Brumadinho, se você tem alguma dúvida ou reinvindicação jurídica, procure o Núcleo Estratégico da Defensoria Pública para acolhimento, informações e garantia de seus direitos.