Câmara sedia o lançamento da obra coletiva sobre a Tragédia em Brumadinho

• Publicado em: 27/01/2021
  • Assunto: Tragédia

Na noite dia 25 de janeiro, ao completar dois anos do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, a Faculdade Asa lançou, no Plenário da Câmara Municipal, a obra “Tragédia em Brumadinho: desafios jurídicos e planejamento estratégico”.

Estiveram presentes o Prefeito Neném da Asa; o Presidente da Câmara, Daniel do Brumado; a Diretora da Faculdade Asa, Sônia Aparecida Barcelos Maciel; a Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Asa, Carolina Venâncio; os Coordenadores da obra, Professores Rafael Tallarico e Gustavo Hermont; o Juiz da 1º Vara Cível, Senhor Carlos Pereira Gomes Júnior; a Juíza da 2ª Vará Cível, Criminal e Execuções Penais, Senhora Renata Nascimento Borges; a Promotora de Justiça Ana Tereza Ribeiro Sales Giacomini; 3º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Desembargador Newton Teixeira de Carvalho; o Presidente da OAB, Senhor Raimundo Cândido Júnior; o Capitão da Polícia Militar de Brumadinho, Jourdan de Oliveira Batista; representantes da Corporação de Bombeiros Militar de Minas Gerais; o Diretor Administrativo, Financeiro e Coordenadores dos cursos da Faculdade Asa. Houve também a participação de representantes da Associação de Familiares de Vítimas e Atingidos da Tragédia do Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (Avabrum), Senhoras Edi Tavares e Natália Oliveira.

O Presidente da Câmara de Brumadinho, Vereador Daniel do Brumado, em seu pronunciamento, falou da importância da obra, especialmente com vistas à aplicação da justiça neste crime da Vale: “Nessa data que completa 2 anos da tragédia sofrida por Brumadinho, que ceifou 272 vidas e destruiu tantos sonhos, nada mais célebre que presenciar o lançamento de uma obra com a temática.  Vivemos ainda todos os impactos da tragédia e ainda não vislumbramos a verdadeira justiça. Que as providências quanto aos aspectos jurídicos sejam no sentido da garantia da justa reparação, com vistas à satisfação ambiental, moral e social. Que o planejamento estratégico vislumbre a população em sua totalidade, enquanto vítimas reais de uma tragédia tão devastadora. Que a justiça seja alcançada a fim de que essas vidas não sejam esquecidas. Mais uma vez expresso meus sentimentos a todos os familiares das nossas joias e a toda população Brumadinhense, que perdeu amigos, vizinhos e tantos sorrisos. Que medidas de segurança sejam observadas em todos os postos de trabalho a fim de preservar a integridade de todos os trabalhadores.”

A cerimônia de lançamento da obra foi transmitida, ao vivo, pela TV SETE e o link para acesso é:  https://www.facebook.com/tevesete/videos/166519738279955/. Para quem deseja adquirir o livro, basta entrar em contato com a Faculdade Asa de Brumadinho: www.faculdadeasa.com.br. A obra pode ser baixada no site e será também distribuída para as bibliotecas do Brasil.