Escola do Legislativo promove cursos de capacitação para servidores da Câmara de Brumadinho

• Publicado em: 29/09/2021
  • Assunto: Educação

Na manhã da última terça-feira, 28 de setembro, a Escola do Legislativo da Câmara de Brumadinho promoveu cursos de capacitação para servidores, ministrado por profissionais de carreira da Casa.

Inicialmente o Servidor Renato Batista Fernandes (Controlador Geral) falou sobre “Peças de Planejamento e a Lei Orçamentária Anual”, abordando as seguintes temáticas: instrumentos de planejamento público (PPA, LDO e LOA); receita pública; estágios da receita e despesa pública; Lei de Responsabilidade Fiscal. Em seguida, o Controlador Externo da Casa, Servidor Jocimar Gomes, abordou o tema “Gestão Pública: Conhecendo o Legislativo” e trouxe explicações sobre a tripartição dos poderes, suas funções, com ênfase no Poder Legislativo: legislação; atos normativos; processo de criação das leis, sistema eleitoral, processo eleitoral e despesas públicas. Finalizando, a Administrador de Pessoal da Câmara de Brumadinho, Servidor Marcos Paulo Gonçalves falou sobre “Direitos e Deveres do Servidor”, abordando as principais funções do serviço público; compromissos e obrigações; proibições aos servidores públicos. Marcos realizou dinâmica com os participantes para reflexão sobre equilíbrio nas diversas faces da vida: pessoal, profissional, relacionamentos e qualidade de vida.

Para o Coordenador da Escola Legislativa, Servidor Jocimar Gomes, este foi um momento para socialização entre servidores e apresentação das práticas do Legislativo: “pretendemos ministrar outros cursos para qualificação de nosso pessoal e, consequentemente, melhoria na prestação dos serviços públicos”.